Clique nos ícones para visualizar os conteúdos.

Prazos Máximos de Atendimento

A ANS determina queapós o período de carência, o beneficiário terá direito ao atendimento, conforme segmentação do Plano, e, este atendimento deverá ocorrer dentro dos prazos máximos estabelecidos.

Para ser atendido dentro dos prazos você deverá ter cumprido os períodos de carência previstos em seu contrato, conforme o tipo do procedimento.

Esses prazos valem para atendimento por um dos profissionais ou estabelecimentos de saúde da rede conveniada ao Plano, e não para atendimento por um profissional ou estabelecimento específico de preferência do consumidor.

O prazo para consulta de retorno ficará a critério do profissional responsável pelo atendimento.

Rede Credenciada

Rede credenciada é o conjunto de estabelecimentos de saúde conveniados à operadora e indicados por ela para oferecer assistência em todos os níveis de atenção à saúde, desde ações de promoção e prevenção, até tratamento e reabilitação.

Para consultar os prestadores credenciados à Saúde BRB, você pode:

– acessar a ferramenta “Encontrar credenciado” na página inicial do site da Saúde BRB;
– acessar o aplicativo Saúde BRB, disponível na Apple Store ou Google Play;
– contatar a Central de Atendimento.

A busca permite localizar hospitais e clínicas por estado, cidade, bairro, tipo de estabelecimento e especialidade médica, tornando a escolha dos estabelecimentos credenciados mais conveniente para o beneficiário.

Assistência Odontológica

A assistência odontológica é prestada em caráter eletivo e de urgência/emergência, por meio de clínicas e/ou profissionais integrantes da rede credenciada. A cobertura contempla: diagnóstico; prevenção em saúde bucal; odontopediatria; dentística restauradora; periodontia; endodontia; cirurgia oral ambulatorial; radiologia; alguns tipos de tomografia; prótese; cirurgia bucomaxilofacial e ortognática, observado o Rol de Procedimentos Odontológicos da Agência Nacional de Saúde Complementar – ANS.

– O beneficiário escolhe a clínica e/ou profissional credenciado para a consulta inicial e planejamento do tratamento necessário.

– O dentista do beneficiário insere o tratamento no sistema informatizado da Saúde BRB.
– O dentista-auditor da Saúde BRB, por sua vez, avalia o tratamento proposto e autoriza os procedimentos.

Para a realização de tratamento odontológico, o beneficiário deve submeter-se à perícia. No entanto, os procedimentos previstos nos pacotes de prevenção realizados semestralmente são isentos de perícia. Para realizá-los, o beneficiário deverá dirigir-se ao profissional credenciado.

A perícia inicial é obrigatória em todos os tratamentos, exceto nas urgências e emergências, prevenção e consultas.

A perícia final, por sua vez, só é exigida para os casos de utilização de próteses ou quando solicitada pela auditoria da Saúde BRB, e o prazo máximo para ser realizada é de quinze dias após o término do tratamento, o qual deve ser concluído em até 180 dias.

Nos casos de cirurgia oral maior, de alta complexidade, é necessário que o beneficiário envie com antecedência, pelo endereço eletrônico [email protected], os seguintes documentos:

– relatório do profissional assistente com a indicação do procedimento solicitado;
– justificativa para realização e materiais cirúrgicos a serem utilizados;
– resultado de exames.

Para a solicitação do reembolso, o beneficiário deverá enviar relatório do profissional em que é justificado o atendimento, nota fiscal ou recibo com assinatura e CRO do dentista e radiografias. Como o Plano não contempla a livre escolha, ou seja, tratamento em clínica não credenciada, o reembolso somente é previsto em casos excepcionais, previstos no Regulamento.

A única caixa de assistência conveniada à Saúde BRB que oferece cobertura odontológica é a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil – CAMED. Nenhuma das outras oferece esse tipo de cobertura assistencial. Nos outros casos, é possível o reembolso.

Assistência à Saúde Mental

A Assistência em Saúde Mental da Saúde BRB dá apoio aos beneficiários e seus dependentes que enfrentam algum tipo de dependência química, são portadores de necessidades especiais e/ou necessitem de tratamento psiquiátrico e psicológico. A cobertura envolve:

– psicologia, terapia ocupacional e psicoterapia ambulatorial;
– assistência ambulatorial em psiquiatria;
– assistência às pessoas com deficiência e com dependência química;
– hospital-dia psiquiátrico;
– hospital psiquiátrico.

Todos os serviços e procedimentos abrangidos pela Assistência à Saúde Mental, exceto os de urgência e emergência, além de estarem sujeitos à autorização prévia, deverão, obrigatoriamente, obedecer ao disposto nas Diretrizes de Utilização – DUT do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Antes de utilizar seu Plano de Saúde, verifique se o estabelecimento escolhido oferece o atendimento desejado e se a modalidade está prevista em contrato. Assim, evitam-se transferências e/ou prováveis reencaminhamentos.

A assistência em Psicologia consiste no atendimento realizado por psicólogo nos casos de distúrbios psicoemocionais, com interferências na vida profissional e pessoal do beneficiário. São modalidades de assistência em psicologia: a psicoterapia individual e de casal; a orientação familiar, em grupo e infantil, reconhecidas pelos conselhos profissionais competentes.

A assistência ambulatorial em Psiquiatria é o atendimento realizado por médico psiquiatra a todas as doenças relacionadas na Classificação Internacional de Doenças – CID 10. Nesse segmento de saúde, a Caixa de Assistência cobre os serviços de ambulatório (consultas médicas), internação e hospital-dia. Entende-se por hospital-dia, para tratamento de transtornos mentais, o recurso intermediário entre o ambulatório e a internação, o qual deve desenvolver programas de atenção e cuidados intensivos por equipe multiprofissional, visando a substituir a internação convencional.

O atendimento especializado prestado por instituição integrante da Rede Referenciada da Saúde BRB está limitada ao tratamento das patologias “Síndrome de Down” e outras cromossomopatias causadoras de retardo no desenvolvimento mental e cognitivo, “Autismo” e “Paralisia Cerebral”. Esse atendimento será prestado mediante autorização prévia.

A assistência a pessoas com dependência química consiste no atendimento por instituição especializada credenciada. Entende-se como dependência química o desejo compulsivo, uso ou ingestão de substâncias psicoativas que levem a síndromes de dependência orgânica e/ou psíquica com graves desequilíbrios na harmonia psicossocial do indivíduo e à redução da capacidade laboral.

Além dos serviços oferecidos pela rede credenciada, a Clínica Saúde BRB, por meio de seus programas e projetos focados em atenção integral à saúde, coloca à disposição dos seus beneficiários uma série de ações preventivas e continuadas em saúde mental. Informe-se, agende uma consulta ou participe dos grupos operativos desenvolvidos em parceria com as Patrocinadoras!

Utilização do Plano fora do Distrito Federal – Convênios de Reciprocidade

O Plano pode ser utilizado fora do Distrito Federal por meio do atendimento prestado pelos convênios de reciprocidade.

Embora sua base de atuação seja no Distrito Federal, o Plano garante cobertura em todo o território nacional – exceto no segmento de odontologia – por meio dos serviços da rede credenciada dos convênios de reciprocidade, listados a seguir:

– Rio de Janeiro: CABERJ;
– Paraná, Minas Gerais e Goiás: FUNDAÇÃO SAÚDE ITAÚ;
– São Paulo: CABESP;
– Espírito Santo: BANESCAIXA;
– Rio Grande do Sul: CABERGS;
– Região Norte: CASF;
– Região Nordeste: CAMED;
– Todo o território Nacional: CASSI.

Para utilização dos serviços da rede credenciada nesses estados, é imprescindível a apresentação do cartão de identificação do beneficiário ou autorização específica.

Ambos são fornecidos pela Caixa de Assistência conveniada, por intermédio da Saúde BRB, mediante requisição formalizada pelo beneficiário com antecedência mínima de cinco dias úteis da data da viagem. A solicitação deve ser feita pelos canais de atendimento e deverá indicar o período de permanência no local de destino e, se for o caso, os nomes dos dependentes que irão viajar.

As autorizações temporárias fornecidas aos beneficiários para uso em trânsito destinam-se apenas à realização eletiva de consultas, exames e atendimento emergencial/urgente. Os procedimentos cirúrgicos eletivos e internações ficam condicionados à autorização expressa da Saúde BRB, por solicitação das caixas conveniadas.

Nestes casos, o beneficiário pode utilizar, sob livre escolha, os serviços de qualquer prestador da área de saúde, cujo ressarcimento será feito mediante apresentação de formulário próprio (disponível no site da Saúde BRB, “Formulários” e, por fim, “Requerimento para reembolso”), acompanhado da nota fiscal comprobatória dos serviços e do relatório do profissional executante. O reembolso será feito com base nos valores das tabelas pactuadas pela Saúde BRB com a rede credenciada.