HEMOFILIA

Quatro de janeiro foi instituído o Dia do Hemofílico, com o objetivo de chamar atenção para essa doença que prejudica a capacidade do corpo humano de controlar a circulação do sangue, além de dificultar o processo da coagulação.

O sangue é composto por várias substâncias, tendo cada uma delas função diferente. Algumas dessas substâncias são as proteínas denominadas fatores da coagulação, que, ativados em sequência, ajudam a estancar as hemorragias quando ocorre o rompimento de vasos sanguíneos. A pessoa com hemofilia apresenta baixa atividade de um desses fatores. Por isso, nessas pessoas, a formação da coagulação é interrompida antes da produção do coágulo, e os sangramentos demoram muito mais tempo para serem controlados.

DIA NACIONAL DO APOSENTADO

O Dia Nacional do Aposentado é comemorado anualmente em 24 de janeiro. Essa data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem do amparo da previdência, recebendo um benefício mensal por todos os anos de serviços prestados ao país.

De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: compulsória, especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.

A aposentadoria é uma conquista, fruto de muito trabalho e dedicação. Conte conosco para viver essa etapa com saúde e qualidade de vida.

Parabéns a todos os aposentados!