ATIVIDADE FÍSICA
Fuja do sedentarismo e preserve sua saúde

Seis de abril é o Dia Mundial da Atividade Física e o Mais Vida não poderia deixar de destacar o assunto tão relevante para a nossa saúde. Saiba mais sobre o tema no texto a seguir.

A prática regular de exercícios físicos traz benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista da saúde física,
auxilia na melhora da força, do tônus muscular e da flexibilidade, fortalece ossos e articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

Além dessas vantagens, a atividade física proporciona perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, controle do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do “colesterol bom”. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, além de contribuir para a redução da mortalidade associada a elas. Apessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da autoestima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão. Ainda, a atividade física pode também exercer efeitos positivos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.

Interessante notar que, quanto maior o gasto de energia em exercícios físicos habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. No entanto, não é necessária a prática, basta fugir do sedentarismo. Dessa forma, atividades físicas que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor frequência, enquanto aqueles com menor gasto devem ser realizados por mais tempo e mais frequentemente.

A escolha da modalidade adequada é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores:

  • Preferência: o benefício da atividade só é conseguido com sua prática regular e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la.
  • Aptidão: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando por atividades mais leves.
  • Risco: alguns tipos de exercícios podem associar-se a algumas lesões em determinados indivíduos que já são predispostos.

O Projeto Bem Viver, em seus módulos profilático e terapêutico, desenvolve atividades físicas regulares para a prevenção de doenças, controle de fatores de risco e manutenção da saúde. Converse com os profissionais da Clínica Saúde BRB e conheça as atividades disponibilizadas. Veja se você se encaixa no público-alvo e desfrute dos benefícios do Projeto.