DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Prevenção e trabalho reconhecido

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, e tem como objetivo a conscientização da população sobre as questões que afetam a qualidade de vida das pessoas. A data é celebrada diariamente pela SAÚDE BRB em suas ações voltadas ao bem-estar e à manutenção da saúde de seus beneficiários.

A Clínica SAÚDE BRB nasceu dessa preocupação e tem seu foco na atenção primária e na prevenção, porque acredita que é a forma mais eficaz de se manter saudável e de se viver bem. Para tanto, desenvolve programas e projetos que envolvem serviços preventivos, curativos, reabilitadores e de promoção da saúde. As atividades têm como principais objetivos:

  • Estimular a prática de hábitos saudáveis e tornar o beneficiário protagonista do próprio cuidado e da preservação de sua saúde.
  • Compartilhar estratégias de promoção e educação em saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
  • Disponibilizar monitoramento ambulatorial e assistência domiciliar para idosos, deficientes e doentes crônicos com problemas de mobilidade.
  • Orientar a realização de exames na rede credenciada para prevenir riscos à saúde e evitar agravamento de doenças,
    seguidos de consultas e acompanhamento com especialistas da Clínica.

  • Promover reeducação alimentar, divulgar a nutrição funcional e estimular hábitos alimentares mais saudáveis.
  • Utilizar instrumento que define o perfil epidemiológico dos empregados. Os dados coletados norteiam a oferta de mais programas e projetos para a promoção da saúde.
  • Criar grupos operativos nas Patrocinadoras, com o propósito de favorecer a criação de ferramentas para que os empregados tenham condições emocionais e adaptativas para lidar com o estresse.
  • Instrumentalizar os gestores da Organização para o gerenciamento de conflitos e reconhecimento dos sinais e sintomas de adoecimento do grupo de colaboradores.
  • Estimular a reflexão, a discussão e o entendimento em mulheres sobre as questões que envolvem o universo feminino.
  • Aconselhar sobre planejamento familiar e cuidados com a saúde da mulher.
  • Promover, por meio de visitas domiciliares, acompanhamento interdisciplinar de doentes crônicos visando à prevenção de agravamentos que a doença pode causar.

Estão em fase de desenvolvimento os projetos voltados à saúde do homem, ao monitoramento de fatores de risco cardiovascular e ao tratamento de pacientes oncológicos.

Com equipe interdisciplinar, a Clínica SAÚDE BRB disponibiliza serviço personalizado que vai do acolhimento ao cuidado e, caso necessário, o encaminhamento a especialistas credenciados. Oferece atendimento por psiquiatras, geriatras, ginecologistas, médicos de família, clínicos gerais, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. Para utilizar o serviço, é necessário se inscrever em algum programa preventivo ofertado pelas associadas patrocinadoras.

Dra. Maria Luiza, coordenadora médica da Clínica, representou nossa Caixa de Assistência na apresentação do case, de sua autoria, “Atenção primária, modelo promotor de sustentabilidade e qualidade para uma operadora de saúde em Brasília”, 1º lugar no Prêmio Saúde UNIDAS.

“É um prazer compartilhar o trabalho desenvolvido e consolidado na Clínica SAÚDE BRB, um modelo de cuidado mais humanizado, que trouxe resultados eficazes para a saúde dos nossos beneficiários, convergindo ainda para a sustentabilidade da Operadora. Temos tudo para nos firmar como referência para o segmento das autogestões e contribuir na adoção de medidas voltadas à melhoria da qualidade da assistência prestada”, declarou a médica.