PROCESSAMENTO DE CONTAS
Responsabilidade levada em conta

Elcides José de Assis é Assistente Administrativo, atua na área de Processamento de Contas e está há cinco anos na SAÚDE BRB. O
colaborador, que faz aniversário em agosto, concedeu entrevista ao Mais Vida desse mês. Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido por
ele.

Mais Vida – Qual a sua formação profissional e como começou a trabalhar na Caixa de Assistência?

Elcides de Assis – Sou formado em Administração de Empresas e possuo muitos cursos na área de faturamento. Atuei por 30 anos em diversos hospitais e operadoras de saúde, tenho muita experiência na função que desempenho. Ingressei na Caixa de Assistência por indicação de uma amiga que trabalhava na Instituição. Fiz entrevista e passei. Costumo dizer que só sei fazer isso (rs). Daqui a dois anos estarei me aposentando, mas não pretendo parar de trabalhar.

Mais Vida – O que faz o setor de Processamento de Contas?

Elcides – Faço o faturamento de contas hospitalares, ou seja, analiso do ponto de vista administrativo toda a cobrança de despesas realizadas pelos beneficiários. Hoje, no setor, fazemos a análise técnica dos gastos, materiais utilizados e sua necessidade de utilização, tendo como parâmetro o que foi acordado em contrato com os prestadores e previsto em tabelas de valores. Realizamos a conferência e faturamos a conta hospitalar. Não entramos em contato nem com o beneficiário e nem com o prestador, trabalhamos nos bastidores.

Mais Vida – Quais os desafios da área?

Elcides – Existe um projeto de um sistema para faturamento on-line, mas ainda está bem no início. O processo atualmente é manual e toda a análise é feita de forma documental, guia assinada por exemplo. O trabalho exige muita atenção e responsabilidade, pois estamos lidando com o dinheiro de terceiros. A equipe foi ampliada recentemente com a contratação de estagiários que entraram para o quadro efetivo de funcionários. É complicado, mas divertido. Adoro meu trabalho e a SAÚDE BRB.

Mais Vida – Quais os seus planos para o futuro na Instituição?

Elcides – Crescer a gente sempre quer, mas na área de faturamento essas oportunidades são restritas. Quero sim ter meu trabalho reconhecido para isso evitar falhas é imprescindível, assim como desenvolver olhar diferenciado para buscar inconsistências. Nosso trabalho é em cima de contrato, preto no branco.

Mais Vida – O que você acha da administração da SAÚDE BRB?

Elcides – Para mim, ela é ótima, coerente, competente. Aqui se respeita muito o dinheiro do beneficiário. Os colegas de trabalho tratam a gente com respeito. É um ambiente bom de trabalhar.

Mais Vida – Você falou sobre a importância de preservar a saúde do bolso dos beneficiários, pensando nisso, que dicas você daria para um uso responsável?

Elcides – Oriento os beneficiários a verifiquem constantemente o demonstrativo de utilização do Plano para verificar se o que está sendo cobrado foi realmente o realizado.

Mais Vida – Deixe uma mensagem para os leitores.

Elcides – Nunca desista dos seus sonhos. Corra atrás. Realize!