REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Veja como participar do Programa Vida Leve

Em comemoração ao dia do nutricionista, celebrado em 31 de agosto, destacamos a ações da SAÚDE BRB nessa área e parabenizamos todos os profissionais que fazem parte delas.

Luciana Galdino dos Santos é coordenadora da equipe de Nutrição da Clínica SAÚDE BRB e responsável pelo Programa Vida Leve (PVL), que desenvolve atividades relacionadas à Nutrição, onde se destaca a Reeducação Alimentar. O objetivo do PVL é sensibilizar e conscientizar os beneficiários e empregados das Associadas Patrocinadoras do Plano sobre a correlação entre hábitos alimentares, promoção da saúde e prevenção de doenças. Vai desde o atendimento no consultório e em domicílio até o desenvolvimento de grupos operativos.

Listamos, a seguir, projetos e ações que integram o Vida Leve.

Projeto Bem Viver

Dentro do Bem Viver, é realizada palestra anual e atendimento voltados aos aposentados, seus dependentes e ativos com 40 anos ou mais. Em 2017, a palestra com o tema “Você é o que você come”, realizada em março, destacou assuntos relevantes para os integrantes da faixa etária.

Projeto Nutriativa

Realizado em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida (GEVIT) do BRB, é desenvolvido em ciclos mensais compostos por quatro encontros semanais, nos quais ocorrem palestras orientadoras e atendimentos na própria unidade. Neste mês de agosto está na DITEC (área de tecnologia do BRB). Os próximos são: Setembro – Agência Samambaia e Outubro – SUGEP. A seleção da unidade é feita pela GEVIT, que solicita à Clínica palestras sobre diversos temas ligados à reeducação alimentar.

Projeto Bem Gestar

O projeto, que é do BRB, tem o objetivo de proporcionar à gestante e aos seus familiares novos conhecimentos por meio da equipe interdisciplinar, e abordar aspectos relacionados ao desenvolvimento da gravidez, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com a gestante e os primeiros cuidados com recém-nascido. Nesse projeto, o PVL aborda a nutrição da gestante e da criança desde a amamentação aos primeiros anos de vida.

A equipe de nutrição aguarda o próximo ciclo, que ocorrerá provavelmente em novembro. O ciclo anterior foi em julho de 2017.

Palestras solicitadas pelo Conglomerado BRB

Sob livre demanda. Atualmente, a equipe de Nutrição está participando da SIPAT BRB. Nos dias 15, 16 e 18 de agosto foram disponibilizados exames de bioimpedância e, dia 17, foi realizada atividade interativa sobre Nutrição Comportamental no Edifício Brasília durante todo o dia, duas turmas pela manhã e duas à tarde.

Projeto Respirar

Projeto destinado aos beneficiários e aos empregados ativos do Grupo BRB. A iniciativa visa a disponibilizar tratamento aos fumantes, independentemente do estado de motivação em que se encontram. No Grupo Operativo, é utilizada como proposta de intervenção a Terapia Cognitiva Comportamental numa abordagem coletiva, podendo ser associada ao tratamento farmacológico. O Projeto conta com uma equipe interdisciplinar experiente na área, formada por Médico, Psicólogo, Enfermeiro e Nutricionista, cujo papel é auxiliar no controle do peso e reeducação alimentar do beneficiário, além de ensinar estratégias que possibilitem a reabilitação de seu paladar.