SAÚDE INTEGRAL
Promoção e prevenção começam com o autocuidado

Quem foi à AABR no último dia 26 pôde aprender bastante com a Dra. Maria Luiza Barros, coordenadora médica da Clínica SAÚDE BRB. Com o tema “Ame-se! Promova a sua saúde e previna-se contra doenças”, a palestra tratou sobre envelhecimento saudável e sua relação com qualidade de vida e felicidade.

Mas a receita não é assim tão simples, pois implica em mudança de vida com a adoção de hábitos saudáveis. Foi reforçada a necessidade de abandono dos fatores de risco de doenças como alcoolismo, tabagismo e sedentarismo. Realçou-se que é preciso também dormir e alimentar-se bem, manter bons relacionamentos, controlar o estresse e cuidar-se sob todos os aspectos. Além disso, acompanhamento médico adequado é fundamental. Devemos trabalhar para que tudo esteja funcionando da melhor maneira possível, destacou a palestrante.

Dra. Maria Luiza apresentou as atividades desenvolvidas pela Clínica SAÚDE BRB e destacou a competência do seu staff médico, a capacitação dos profissionais, a humanização do atendimento, a interdisciplinaridade e o foco na atenção primária, uma espécie de primeiro contato e porta de entrada para a assistência continuada. Além disso, enfatizou o atendimento personalizado que vai do acolhimento ao tratamento em horário estendido, das 7h30 às 21h.

A palestrante discorreu sobre a relação entre felicidade e aparecimento de doenças, demonstrando por meio de resultados de estudos realizados que pessoas felizes realmente adoecem menos. Mas o que fazer para buscar esse equilíbrio? Como conquistar a felicidade? Manter um bom relacionamento com a família, amigos e no trabalho é um bom começo. Os estudos apontaram que nossa realização está na convivência com os outros e no retorno proporcionado por essas relações. A médica deu alguns conselhos: tenha tempo de olhar e de ouvir as outras pessoas; valorize mais os aspectos positivos; pense primeiro em como fazer o outro feliz; respeite as diferenças; e não sabote a si mesmo.

Ao final, deixou uma mensagem a todos os presentes: “Que a felicidade não seja apenas sonho, mas meta e realidade. Ela vem das pequenas coisas”. Encerrou pedindo que todos cantassem o grande sucesso de Gonzaguinha “O que é o que é?”, o que culminou no final empolgante: “É a vida, é bonita e é bonita!”.

Após a palestra, foi servido lanche saudável e, em seguida, os convidados puderam experimentar uma aula de pilates.