MAIS SAÚDE PARA OS BANCÁRIOS
É o que desejamos em comemoração ao seu Dia

Em comemoração ao Dia dos Bancários, celebrado anualmente em 28 de agosto, o Mais Vida chama a atenção para as principais doenças associadas à atividade. A longa e exaustiva jornada de trabalho, a busca constante pelo cumprimento de metas, assédio moral e condições de trabalho adversas estão presentes no dia a dia desses profissionais. As consequências são o adoecimento e os afastamentos. Ficar atento aos fatores de risco à saúde, prevenir e tratar doenças são ações eficazes para a obtenção de qualidade de vida. Um ambiente de trabalho mais saudável é possível, basta fazermos a nossa parte.
Abaixo, apresentamos os problemas mais comuns que acometem a categoria. Aprenda a identificá-los e cuide-se!

LER/DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, as LER/DORT, são pequenos traumas que provocam inflamação nos membros superiores e na região em torno do pescoço. São resultado do uso excessivo ou inadequado do sistema musculoesquelético. Estão no grupo tendinites, tenossinovites, epicondilites, síndromes compressivas de nervos periféricos e bursites, podendo afetar os membros superiores, ombros e a região em torno do pescoço. Os sintomas mais frequentes são dores, cansaço, fadiga muscular, formigamento e queimação nos braços, ombros e pescoço.

Causas:
– Posturas inadequadas
– Força e repetitividade de movimentos
– Móveis e equipamentos inadequados
– Longas jornadas de trabalho
– Ausência de pausas, ritmo intenso, falta de controle sobre os processos e pressão por produtividade
– Sentimento de insegurança, medo e ansiedade oriundos das relações de trabalho.

TRANSTORNOS À SAÚDE MENTAL

A incidência de transtornos relacionados ao impacto da atividade e sua organização e de ocorrências externas (como assaltos) para a saúde do bancário cresce numa velocidade assustadora. Os mais comuns são: depressão, estresse, doenças psicossomáticas, fadiga e esgotamento.

Causas:

– Supervisão e vigilância excessivas
– Falta de apoio e reconhecimento
– Insatisfação sobre o conteúdo do trabalho (baixa qualificação, monotonia, falta de criatividade ou maior complexidade para execução)
– Falta de controle sobre os processos
– Jornadas longas e arbitrárias de trabalho (sobrecarga e cobrança de produção e prazos)
– Insegurança no emprego
– Relações interpessoais competitivas ou inadequadas
– Ambiente de trabalho com ruído, má iluminação e climatização e espaço físico e móveis inadequados
– Tensão permanente medo de assaltos.

A Saúde BRB aproveita esse espaço para parabenizar todos os bancários do Brasil, em especial os empregados e aposentados do Grupo BRB, que, para nós, são mais que bancários, são nossos clientes. A Saúde BRB é de vocês e existe por vocês. Conheça as ações da Clínica de prevenção e promoção da saúde que priorizam o cuidado continuado e o bem-estar dos seus beneficiários. Nessa importante data, o nosso presente é estar sempre presente. Saúde!