COLOQUE SUA SAÚDE EM DIA
Participe do Projeto e previna-se

Como se sabe, para evitar o aparecimento de doenças, o agravamento de um sintoma ou a descoberta tardia de uma patologia é importantíssimo realizar, frequentemente, exames preventivos. A avaliação periódica do estado de saúde auxilia no diagnóstico, proporciona a opção pelo tratamento mais eficaz e facilita a cura.

Com o objetivo de promover os cuidados com a saúde, a qualidade de vida e o bem estar dos beneficiários, a Saúde BRB lançou em 2012 o projeto Saúde em Dia, que por meio de ferramentas adequadas, busca anualmente identificar e monitorar fatores de risco e enfermidades, de forma a ofertar acompanhamento adequado e atuar para evitar, atenuar, ou retardar problemas de saúde.

Além disso, uma das metas da iniciativa é construir um consistente perfil epidemiológico dos beneficiários participantes para nortear as ações implementadas pela Caixa de Assistência, com atenção especial aos idosos e grupos de risco.

O Saúde em Dia tem como público-alvo os aposentados e seus respectivos dependentes, além dos dependentes dos beneficiários ativos, com idade igual ou superior a 40 anos, não abrangidos pelos exames periódicos do PCMSO das Associadas Patrocinadoras.

A edição de 2016 resultou no acompanhamento atual de mais de 750 beneficiários. Espera-se que, para esse ano, o número cresça. Alguns ajustes e correções foram feitas no processo para estimular a adesão, facilitar o acesso e ampliar a assistência.

Veja o passo a passo para participação no Saúde em Dia:

1) A Clínica Saúde BRB envia, anualmente, um mês antes da data de aniversário do beneficiário, uma carta convidando-o a aderir ao projeto e a realizar exames laboratoriais e de imagem: glicemia de jejum, lipidograma, hemograma completo, ureia, ácido úrico, creatinina, EAS, pesquisa de sangue oculto, e ainda, PSA para homens e, mamografia para mulheres. As guias são anexadas à carta. O convite também pode ser feito presencialmente ou por telefone, aos beneficiários elegíveis, pelos profissionais de saúde e equipe operacional da Clínica. Importante destacar que todos os procedimentos são custeados integralmente pelo Plano de Saúde, sem incidência de coparticipação.

2) Os exames são realizados nos laboratórios e clínicas credenciadas, indicados nas guias emitidas. Nesse momento, o beneficiário formaliza sua adesão ao projeto. ATENÇÃO: Não perca o prazo, fique atento à validade das guias.

3) Os resultados dos exames são enviados para a Clínica Saúde BRB e disponibilizados via web pela rede credenciada.

4) Após a realização dos exames, o beneficiário deve entrar em contato com a Clínica para marcação da consulta com médico generalista. Caso o beneficiário já seja assistido pelo monitoramento ambulatorial, a consulta será direcionada ao médico que o acompanha.

5) Depois de avaliados os exames, o médico poderá fazer o encaminhamento a outros especialistas da Clínica, à rede de prestadores para realização de novas consultas ou exames complementares, ou ainda, para grupos de apoio e programas.

6) A partir do ingresso na Clínica o monitoramento da saúde de cada paciente passa a ser mais próximo, realizado por equipe interdisciplinar no modelo de atenção integral.

A prevenção é a melhor forma de se manter saudável. Não perca a oportunidade de colocar seus exames em dia. No seu aniversário, dê um presente à sua saúde.