ENCONTRO ANUALDOS ÓRGÃOS DE GOVERNANÇA
Palestra traz importante tema para gestores

No dia 1º de dezembro de 2016, na sala de treinamentos da Corretora Seguros BRB, foi realizado o 1º Encontro Anual dos Órgãos de Governança da Saúde BRB. Participaram do evento membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal, do Órgão Executivo, do Comitê de Patrocinadoras, do Comitê de Beneficiários, além dos coordenadores da Clínica Saúde BRB.

O Encontro, promovido pela Saúde BRB, teve objetivo de ampliar a discussão acerca do tema “Governança Corporativa”, apresentar as tendências mundiais de modelos de gestão e critérios de decisão, além de destacar a importância e a responsabilidade dos Órgãos Estatutários na gestão da Caixa de Assistência.

Foram tratados, também, os fluxos de informação entre os órgãos colegiados e discutidas as revisões das diretrizes estratégicas e orçamentárias definidas para o triênio 2015/2017.

A analista de controller, Márcia Nemetala, apresentou o palestrante Hiram de Melo Gonçalves, reitor da Atenas College University, com formação em Administração de Empresas e Mestrado em Ciências Contábeis e experiência profissional em Controle e Governança Corporativa em diversas funções e projetos.

O palestrante falou sobre a importância da análise econômico-financeira prévia e sobre como romper as barreiras de cultura organizacional engessada e limitadora. Em seguida, discorreu sobre Governança Corporativa que tem como princípios a transparência, a equidade, a prestação de contas, a responsabilidade e a sustentabilidade, e sobre a importância de meios eficazes para dar suporte aos processos de comunicação e avaliação. Por último, apontou formas de operar na prática os complexos sistemas e processos de governança, e enfatizou a importância do cumprimento de metas para um planejamento bem concebido.

Muitos questionamentos foram feitos durante a exposição, o que tornou o evento bem produtivo. Foi um dia de bastante aprendizado e reflexão.

Confira a breve entrevista feita com o professor Hiram.

Mais Vida – Qual a importância do tema para o Conglomerado BRB?

Prof. Hiram Gonçalves – Penso que os processos de governança das empresas têm como objetivo principal resolver o problema da Teoria da Agência que considera que em qualquer tipo de organização, em todos os níveis de gestão, sempre há necessidade de se manter pessoas (agentes) com autoridade para tomar decisões, com vistas ao atingimento das finalidades propostas. Esses agentes são selecionados e recebem delegação para atuar em nome de outros (os principais), que são:
– Acionistas;
– Controladores;
– Ou mesmo a sociedade.

De certa forma, a governança preocupa-se com a implementação da estratégia das corporações. Na palestra “Governança em Saúde”, procurei abordar com os Conselheiros e Executivos do Grupo BRB as bases conceituais que sustentam os processos de controle, tendo em vista que a natureza das atividades administrativas, comerciais, pesquisa e inovação são distintas. Dessa forma, demandam estruturas de planejamento, controle e avaliação de desempenho
também distintas.

Mais Vida – Qual a principal mensagem que a palestra deixou aos participantes?

Prof. Hiram – A governança corporativa nunca para de evoluir nas organizações, pois as mudanças culturais (ou processos) e a necessidade constante de mudança de atividades que sustentam os fatores críticos de sucesso fazem com que os ciclos de planejamento e controle, superpostos no dia a dia das empresas, sejam sempre processos em desenvolvimento e construção.