JULHO AMARELO
Mês de Luta contra as Hepatites Virais

Em 2010, a Organização Pan-Americana da Saúde instituiu que em 28 de julho seria comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Inspirado nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, o Julho Amarelo visa a conscientizar a população, durante este mês, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

O Ministério da Saúde estima que exista 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da Hepatite C e 756 mil portadores do vírus da Hepatite B, sendo que muitos não sabem que os têm. O diagnóstico é o grande desafio, por isso há a recomendação de realização dos testes, com o objetivo de identificar a doença o mais precocemente.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando eles aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a sua eficácia, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.

Durante o Julho Amarelo, algumas cidades brasileiras terão eventos e realização de testes gratuitos. Veja as datas programadas para Brasília:

– 28 de julho

Teste rápido para Hepatite B e C e divulgação da luta contra hepatites virais.
Horário: das 8h às 13h
Local: Planaltina do DF

– 29 e 30 de julho

Teste rápido para Hepatite B e C e divulgação da luta contra as hepatites virais.
Horário: das 10h às 18h
Local: Granja do Torto – Moto Capital