EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Importante em várias etapas da vida

O Bem Viver, que sempre trata de temas desaúde do corpo e da mente em suas palestras mensais, trouxe à discussão, no seu último evento, um assunto um pouco diferente, mas igualmente interessante – a saúde do bolso. Em junho, o palestrante convidado foi o Diretor de Benefícios e Administração da REGIUS, Sandro Soares, que discorreu sobre o tema “Educação Financeira em todas as idades” de forma didática e bastante agradável, com foco específico no público-alvo do Projeto.

Sandro dividiu sua fala em três partes:
Endividamento, Planejamento e Investimento. Segundo ele, é preciso primeiramente sair do endividamento para depois poder planejar sua vida financeira e, só então, aprender a investir.

Em relação às dívidas, ele fez alguns alertas para o equilíbrio das contas, quais sejam: evitar compras por impulso; dar preferência à modalidade de aquisição à vista para não aumentar o volume mensal de contas e usar os juros em favor do consumidor; atentar-se às pequenas despesas do dia a dia, que normalmente não computamos; fazer seguro dos bens, principalmente antes de viajar; entre outros.

Dando andamento à segunda parte da palestra, Sandro destacou que para realizar um bom planejamento deve-se estudar todos os caminhos a percorrer, preparar-se e antever o futuro. O plano financeiro deve relacionar e projetar despesas e receitas dentro de um horizonte ideal de 18 meses. Para contratar ou consumir é necessário que se tenha a segurança de que o orçamento está equilibrado. Segundo os economistas, a chamada ‘regra do bolso’ deve dividir o que se ganha em 70% a serem destinados às despesas mensais e 30% reservados para poupança. O palestrante deu mais algumas recomendações: – Seja conservador com relação aos valores que tem a receber, não seja otimista, pense em imprevistos que possam ocorrer; o mesmo em relação a despesas, por exemplo, um aumento de uma conta de luz em certo mês bandeira vermelha; – Simule as compras a serem parceladas (não o faça na frente do vendedor). Se couberem no orçamento, tudo certo, endivide-se, se não, desista ou adie a compra para um período melhor; – Faça reavaliações do orçamento pelo menos uma vez por semana, fique de olho na movimentação da sua conta-corrente; – Se está gastando mais do que ganha, só tem duas saídas, ou aumente a receita ou reduza as despesas, economize com água, luz, cartão de crédito etc.; – Sempre anote suas despesas.

Por fim, o convidado compartilhou noções sobre investimentos, listando vantagens e desvantagens de diversos tipos de aplicações. Segundo ele, não existe nenhum investimento que seja, ao mesmo tempo, líquido (ou seja, sua possibilidade de se transformar em dinheiro), rentável (retorno) e seguro (sem variações e oscilações de rentabilidade). A escolha deve levar em conta esse tripé e a prioridade do investidor. O público do evento teve a oportunidade de aprender mais sobre fundo garantidor de crédito, caderneta de poupança, CDB, letras de crédito, títulos públicos federais e fundos de investimentos.

Veja o que disse o palestrante sobre a iniciativa: “AREGIUS desenvolve um programa de educação financeira há algum tempo, com foco principalmente nas questões previdenciárias. Entretanto, percebemos ao longo dos anos que é necessário adaptar a linguagem para diferentes públicos, sobretudo porque as aspirações e ambições são diferentes nas diversas fases da vida do ser humano. Dessa forma, reputo que iniciativas como essa da SAÚDE BRB são fundamentais para adaptarmos nosso conteúdo para um público que hoje está fora do mercado do trabalho, mas que também tem suas necessidades quanto às questões financeiras. Não é porque a pessoa saiu do mercado de trabalho que a questão financeira dela está resolvida; ao contrário, elas mudam de foco, mas estarão sempre permeando o pensamento dos aposentados. Diante disso, é nossa obrigação mantê-los bem informados quanto à importância da educação financeira nas suas vidas como fonte geradora de saúde física e mental, que é o que ambicionamos ter quando passarmos para a condição de aposentados.”

A REGIUS disponibiliza treinamentos on-line de Educação Financeira e Previdenciária em sua plataforma Moodle, que pode ser acessada por intermédio da página na internet: www.regius.org.br.