CARÊNCIA
Entenda a limitação inicial da cobertura

Prazo de carência é o período, iniciado a partir da data de contratação do Plano, durante o qual o beneficiário paga as mensalidades, mas não tem a possibilidade de usufruir a cobertura assistencial à saúde. Os limites desses prazos são regulamentados pela legislação dos planos de saúde (Lei nº 9656/98).

O beneficiário titular do Plano A-1 e seus dependentes são isentos do cumprimento dos prazos de carência, desde que o titular formalize sua adesão ao Plano até 30 dias após a data de vinculação à Associada Patrocinadora. Ultrapassado esse prazo, os beneficiários estarão sujeitos aos cumprimentos dos seguintes prazos de carência, a contar da data de contratação do Plano:

– 24 horas para casos de urgência e emergência;
– 300 dias para partos a termo;
– 180 dias para demais situações.

Caso haja inclusão de beneficiários posteriormente à adesão do beneficiário titular, estão isentos de carência somente filhos biológicos ou adotivos do beneficiário titular, desde que sua inclusão seja feita até 30 dias após o nascimento ou a adoção.

Em que casos é permitido o aproveitamento do período de carência?

– Se o dependente inscrito posteriormente for filho adotivo menor de 12 anos, ele aproveitará o período de carência já cumprido pelo adotante.
– O aproveitamento de carências por alteração contratual é assegurado exclusivamente ao aposentado e ex-empregado demitido sem justa causa que solicitar a permanência no Plano em até 30 dias da data do afastamento ou desligamento, bem como aos seus dependentes.

Atenção!

Não poderá haver antecipação de mensalidades com o intuito de abreviar os períodos de carência previstos.

Emergências e Urgências

Se ocorrerem casos de emergências – aqueles que implicarem risco imediato de vida ou lesões irreparáveis, ou de urgências – os resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional, durante o período de carência, a cobertura do atendimento em pronto-socorro será limitada a 12 horas. Se houver necessidade de internação, a qualquer momento durante esse período, a remoção do beneficiário para uma unidade do SUS poderá ser providenciada. Se o beneficiário ou seus responsáveis optarem pela continuidade do atendimento na instituição particular, os custos dos procedimentos serão inteiramente do beneficiário, sem nenhum ônus para SAÚDE BRB.