Um dos temas mais discutidos na atualidade é a busca pela sustentabilidade, ou seja, o uso de recursos com responsabilidade e de forma adequada, de modo que garanta a sua constância e sua longevidade. Em relação à assistência à saúde, não pode ser diferente.

O usuário deve compreender que seu comportamento em relação à forma de utilização dos serviços impacta diretamente no custeio e no desempenho das despesas assistenciais. Um plano de saúde coletivo, regido pelo mutualismo e pela solidariedade, deve ser gerido e supervisionado por todos os envolvidos, e seu uso consciente possibilita eficácia e perenidade da assistência.

Ciente de seu papel na administração do benefício, a SAÚDE BRB vem desenvolvendo ações e campanhas que pretendem estimular o uso responsável do Plano. Por isso, publicamos duas cartilhas: a Cartilha do Beneficiário, que detalha o funcionamento do plano e a Cartilha do Uso Consciente. As peças estão entre as atividades previstas no planejamento estratégico da instituição, e o principal objetivo delas é orientar os beneficiários sobre seus direitos e deveres, para que se tornem verdadeiros fiscais e defensores desse benefício. Elas contêm, ainda, informação sobre utilização de produtos e serviços, coberturas, custeio, coparticipação, mecanismos de regulação, prevenção e combate ao absenteísmo.

Acesse as cartilhas pelo portal www.saudebrb.com.br. Leia e conscientize-se. Reflita sobre os conteúdos. Pratique o uso consciente do Plano e contribua para a sustentabilidade da SAÚDE BRB.

Célia Denise Amaral
Diretora-Superintendente