CONTABILIDADE
Desafios diários

A entrevista do Mais Vida de maio foi realizada com o contador Joabson de Brito Cardoso, que integra desde 2002 a equipe da SAÚDE BRB, e comemora junto com ela o aniversário de 15 anos.

Boa leitura!

Mais Vida – Conte-nos um pouco sobre sua formação profissional. Quais são seus planos de crescimento?

Joabson Cardoso – Iniciei como office-boy aos 14 anos na empresa Encol. Aos 20, comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade, onde fiquei por 10 anos e ingressei na faculdade de Contabilidade. Durante meu percurso na SAÚDE BRB, cursei três pós-graduações: Controladoria, Auditoria e Perícia; Administração e Finanças; Auditoria e Perícia Contábil. Atualmente, estou cursando Legislação e Direito Tributário. Considero importante que após a graduação, em qualquer área, o profissional se mantenha atualizado.

Mais Vida – Como foi sua trajetória na Caixa de Assistência até aqui?

Joabson – Estou na Operadora desde 2002, quando iniciou suas atividades. Participei dos processos de recrutamento e fui selecionado pelo primeiro diretor, Dr. Marra (José Marra de Melo). Como primeiro contador da SAÚDE BRB, tive a oportunidade de participar da criação da empresa, do seu crescimento e desenvolvimento.

Mais Vida – Quais as atividades desenvolvidas pela sua área?

Joabson – O Setor de Contabilidade é responsável por toda a parte contábil, tributária e trabalhista. Como meta para o futuro na Instituição, pretendo continuar a contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento dos processos sob minha
responsabilidade.

Mais Vida – Como anda a saúde financeira da Operadora? O que tem sido feito para colocar as contas sempre em ordem?

Joabson – Nossa operadora vai bem, tenho a liberdade de chamar de nossa, pois aqui me sinto em casa e respeitado profissionalmente. As contas estão em ordem. Estamos melhorando os processos e a governança.

Mais Vida – Sabemos que o mau uso do Plano de Saúde impacta negativamente nas contas. Dê algumas dicas sobre seu uso consciente.

Joabson – Acompanhe os extratos de utilização do Plano e verifique se os débitos estão corretos. Antes de assinar a guia de consulta, certifique-se de que o serviço que consta na guia foi o mesmo que se utilizou.

Mais Vida – Por fim, deixe uma mensagem aos leitores.

Joabson – Levo como lema em minha vida a seguinte frase: “Em alguns momentos de nossas existências, a vida pode até nos derrubar, mas quem decide a hora de se levantar somos nós.”