DEPRESSÃO
Tema foi tratado no Bem Viver

O Módulo de Educação em Saúde e Socialização do projeto Bem Viver tem o objetivo de promover bons hábitos de vida, prevenção e controle de doenças, aspectos fundamentais para o envelhecimento saudável. Na última quarta-feira do mês de abril, mais de 25 pessoas foram à AABR ouvir sobre a doença considerada o mal do século: a depressão.

Com o tema “Depressão: Diga Não”, o evento foi ao encontro da campanha de 2017 da OMS. O neuropsicólogo Thiago Guedes, coordenador da equipe de Psicologia da Clínica SAÚDE BRB, falou sobre as formas de identificar e tratar a doença. Abriu a palestra falando sobre como o corpo dá sinais de que uma depressão pode estar instalando: queda de cabelo, gastrite nervosa, distúrbios do sono e até manchas pelo corpo sem razão constatada em exames podem indicar que alguma coisa não vai bem. Em seguida, o especialista discorreu sobre as formas de diagnosticar a depressão, suas causas e tipos de tratamento. Perguntas surgiram no meio da apresentação e foram prontamente respondidas de forma clara e direta.

Falar sobre saúde mental não é fácil. Existem muitos mitos e preconceitos acerca do tema. “As pessoas costumam procurar tratamento e prevenção de doenças com os mais variados especialistas; deveria ser assim também em relação à saúde mental.” – disse Thiago. Em seguida, ele destacou a importância de acreditar em algo superior, ter fé, ter uma crença.

Como acontece sempre nas palestras do Bem Viver, ao final, os participantes puderam desfrutar de um ambiente de convivência com lanche saudável e sorteio de brinde.