MÊS DA MULHER
Tempo também de cuidar da saúde

O mês da mulher é marcado pela comemoração do dia 8 de março, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU como Dia Internacional da Mulher. Mais do que uma comemoração feminina, essa data tem por objetivo discutir o papel dela na sociedade atual, mas deve também promover a qualidade de vida e a saúde da mulher. Durante esse mês, há campanhas de todos os tipos, estimulando o autocuidado e a prevenção. Permanecer atenta aos sinais do organismo e adotar hábitos saudáveis pode contribuir para o diagnóstico precoce de doenças.

Cuidados preventivos são as melhores medidas para manter a saúde da mulher em dia e eles devem ser realizados mesmo que elas estejam se sentindo saudáveis. Doenças descobertas no início geralmente têm maiores chances de cura, por isso, é tão importante visitar o médico regularmente. Algumas dicas para o cuidado da mulher:

Câncer

Manter uma alimentação balanceada, evitar o excesso de gorduras, doces e bebidas alcoólicas, parar de fumar e praticar atividade física regularmente são estratégias que auxiliam na prevenção do câncer. Além disso, toda mulher deve manter seus exames ginecológicos em dia. Consulte seu ginecologista para saber a periodicidade de realização do exame preventivo (conhecido como Papanicolau), mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mamas, entre outros.

Climatério e Menopausa

A terapia de reposição hormonal com estrogênio e progesterona sintéticos é o tratamento mais utilizado para menopausa. No entanto, a abordagem deve ser individualizada para cada mulher. O ginecologista e o endocrinologista são os especialistas mais indicados para tratar esse distúrbio.

Osteoporose
A prevenção da osteoporose baseia-se em uma alimentação equilibrada com alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como derivados do leite, vegetal verde-escuro, amêndoas e peixe, aliada à exposição ao sol da manhã regularmente, redução do fumo, do consumo de café e de bebidas alcoólicas além da prática regular de exercícios físicos. O endocrinologista e o reumatologista são os especialistas mais indicados para tratá-la.

Programa Previne Mulher

Pensando na qualidade de vida e na manutenção da saúde de suas beneficiárias, a Saúde BRB implementou o programa Previne Mulher com o objetivo de estimular a educação em saúde e realizar a prevenção precoce do câncer de mama e de colo de útero, ações primordiais e estratégicas no serviço de Atenção Primária.

O preventivo ginecológico, cujo material é colhido na própria Clínica, tem ainda o papel de porta de acesso para a assistência integral à saúde das beneficiárias.O Programa contempla orientação sobre métodos anticoncepcionais, inclusive colocação de dispositivos intrauterinos.

A Clínica Saúde BRB possui equipe interdisciplinar qualificada para os cuidados com a saúde da mulher. Agende sua consulta e participe dos programas e projetos de prevenção.

Equipe de Ginecologia
Claudinese Sirley Novato Ribeiro – CRM-DF 21966/RQE 13.157
Verusa Maria Rodrigues Guedes – CRM-DF 20032/RQE 11.908
Daniella Vilas Boas Campos – CRM-DF 20799/RQE 12.425