EXAMES REGULARES

Prevenção e diagnóstico precoce

Estar com a saúde em dia é uma das principais preocupações das pessoas atualmente. O exercício físico regular e a alimentação balanceada são umas das principais ferramentas para alcançar esse propósito, mas não são as únicas. É necessário, também, consultar um médico regularmente para a realização de exames preventivos.

Esses exames de rotina são fundamentais em todas as faixas etárias — não só para idosos e pessoas com doenças crônicas — justamente porque eles podem detectar precocemente problemas de saúde e os previne.

Seu Plano de Saúde possui cobertura para realização de exames, além de desenvolver programas e projetos de prevenção que estimulam o monitoramento da saúde e o diagnóstico precoce.

Confira algumas dicas sobre a realização de exames:

– Quando agendar uma consulta médica para a realização de um check-up, é interessante pegar todos os pedidos de exames de uma vez. Se possível, realize-os todos na mesma data ou em datas próximas, para que não haja discrepância nos resultados. Procure um laboratório confiável que emita resultados em menos tempo, facilitando o diagnóstico precoce.

– Organize um miniprontuário, mantendo em uma pasta dados e referências à sua saúde e a de sua família. Apresente-o, sempre que for ao médico.

– Guarde exames e leve-os nas próximas consultas. Muitos deles, principalmente os de rotina, possuem prazo prolongado. É desnecessário repeti-los em curto espaço de tempo.

– Verifique se as guias estão preenchidas corretamente e de forma completa. Assine a guia somente quando já estiver preenchida e tiver certeza que ela se refere aos exames que estão sendo realizados. Certifique-se de que foram realmente feitos. Se achar alguma irregularidade, questione! Se ainda assim houver problemas, entre em contato com a SAÚDE BRB, no “fale conosco” do portal da SAÚDE BRB.

– Valorize o que você pagou. Sempre que fizer exames médicos, retire-os do laboratório e leve-os ao seu médico em continuidade ao tratamento. Se for consultar outro profissional, apresente os resultados anteriores para não ter que repetilos.

– Leve sempre seus exames com você. Prefira deixar uma cópia com o médico, caso seja necessário, em vez do original.

– Procure esclarecer a necessidade dos pedidos de exames, qual o objetivo e a eficiência diagnóstica; essa atitude evita a multiplicação de vários exames.

– Marcar exames e não comparecer, sem desmarcar antes, pode prejudicar o acesso de outras pessoas aos serviços. Se não for possível comparecer, avise com antecedência. Desse modo, o prestador poderá fazer um encaixe de outro paciente ou antecipar o atendimento de alguém que tenha chegado mais cedo. Lembre-se que, assim como o seu tempo é precioso, da mesma forma, o do profissional de saúde também é.