SAÚDE MENTAL
Apoio de um profissional especializado é fundamental

Em 10 de outubro, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Saúde Mental. Segundo a ONU, 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez. E 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de ansiedade. Muitos têm depressão e ansiedade. Ambas as doenças custam uma média de US$ 1 trilhão à economia global em perdas no trabalho.

Estima-se que, no Brasil, 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados ao estresse no trabalho; pesquisas indicam que 70% dos trabalhadores no país estão estressados e no resto do mundo os dados não são diferentes.

Por isso, em 2017, a Organização Mundial da Saúde – OMS destaca a saúde mental no local de trabalho. O objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental é aumentar a conscientização para o tema e mobilizar esforços de apoio a melhorias no setor.

Empregadores e gerentes que investem em iniciativas para promover saúde mental e apoiar os funcionários portadores de desordens mentais conseguem ganhos não somente na área da saúde, mas também nos níveis de produtividade.

Assistência à Saúde Mental

A SAÚDE BRB dá apoio aos beneficiários e seus dependentes que necessitem de tratamento psiquiátrico e psicológico enfrentam algum tipo de dependência química, ou sejam portadores de necessidades especiais. A cobertura envolve psicologia, terapia ocupacional e psicoterapia ambulatorial; ambulatorial em psiquiatria; assistência às pessoas com deficiência e com dependência química; hospital-dia psiquiátrico; e hospital psiquiátrico.

Todos os serviços e procedimentos abrangidos pela Assistência à Saúde Mental, exceto os de urgência e emergência, além de estarem sujeitos à autorização prévia, deverão, obrigatoriamente, obedecer ao disposto nas Diretrizes de Utilização – DUT do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

Antes de utilizar seu Plano de Saúde, verifique se o estabelecimento escolhido oferece o atendimento desejado e se a modalidade está prevista em contrato. Assim, evitam-se transferências e/ou prováveis reencaminhamentos.

Psicologia A assistência em Psicologia consiste no atendimento realizado por psicólogo nos casos de distúrbios psicoemocionais, com interferências na vida profissional e pessoal do Beneficiário. São modalidades de assistência em psicologia: a psicoterapia individual e de casal; a orientação familiar, em grupo e infantil, reconhecidas pelos Conselhos Profissionais competentes.

Psiquiatria

A assistência ambulatorial em Psiquiatria é o atendimento realizado por médico psiquiatra a todas as doenças relacionadas na Classificação Internacional de Doenças – CID. Nesse segmento de saúde, a Caixa de Assistência cobre os serviços de ambulatório (consultas médicas), internação e hospital-dia. Entende-se por hospital-dia, para tratamento de transtornos mentais, o recurso intermediário entre o ambulatório e a internação, o qual devem desenvolver programas de atenção e cuidados intensivos por equipe multiprofissional, visando a substituir a internação convencional.

Assistência a Pessoas com Dependência Química

A assistência a pessoas com dependência química consiste no atendimento por instituição especializada credenciada. Entende-se como dependência química o desejo compulsivo, uso ou ingestão de substâncias psicoativas que levem a síndromes de dependência orgânica e/ou psíquica com graves desequilíbrios na harmonia psicossocial do indivíduo e à redução da capacidade laboral.

Clínica SAÚDE BRB

Além dos serviços oferecidos pela rede credenciada, a Clínica SAÚDE BRB, por meio de seus programas e projetos focados em atenção integral à saúde, coloca à disposição dos seus beneficiários uma série de ações preventivas e continuadas em saúde mental. Informe-se, agende uma consulta ou participe dos grupos operativos desenvolvidos em parceria com as Patrocinadoras!