OUTUBRO ROSA
Importância da prevenção que salva vidas

Estamos em mais um Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Atualmente, no mundo, são mais de 250 mil mulheres que enfrentam este tipo de câncer e, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são contabilizados 57 mil novos casos a cada ano, e mortalidade assustadora anual de 13 mil mulheres. Por isso, é tão importante falar de uma prevenção que salva vidas.

Os principais objetivos dessa campanha mundial são: divulgar informações; estabelecer estratégias de conscientização; e compartilhar as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança na realização do exame.

Sempre vela a pena lembrar alguns bons hábitos que contribuem para a prevenção do câncer de mama:
– Em casos de câncer de mama na família, realizar os exames de mamografia a partir dos 35 anos de idade;
– Evitar alimentos industrializados e ricos em gordura;
– Não fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas;
– Praticar atividades físicas com frequência;
– Controlar o excesso de peso.

Detecção Precoce

O diagnóstico precoce da doença favorece a cura e a redução da taxa de mortalidade. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres por meio do autoexame. É preciso atentar para a presença de caroço fixo, endurecido e indolor na mama. Pode ocorrer pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. O aparecimento de nódulos embaixo dos braços e a saída de líquido dos mamilos podem indicar algum problema também.

A mamografia é o principal exame para a detecção do câncer de mama e deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser a partir dos 35 anos de idade. Quanto mais idade a mulher tiver, maior a sensibilidade do exame e menor o número de exames falsos negativos.

Programa Previne Mulher

A Clínica SAÚDE BRB implementou o Previne Mulher, que visa a estimular a educação em saúde e realizar a prevenção precoce do câncer de mama e de colo de útero, ações primordiais e estratégicas no serviço de atenção primária.

O preventivo ginecológico, cujo material é colhido na própria Clínica, tem, ainda, o papel de porta de acesso para a assistência integral à saúde das beneficiárias.

O Programa realiza, também, consultas de aconselhamento e fornece informações sobre planejamento familiar, saúde reprodutiva e métodos anticoncepcionais, além da colocação de dispositivos intrauterinos.

De janeiro a julho de 2017, houve 1.624 atendimentos; 688 mulheres realizaram o preventivo ginecológico na Clínica e 63 fizeram a implantação do DIU. Desde 2014, já foram diagnosticados 47 exames alterados e seis casos de câncer já instalado. Até agosto de 2017, 44% das mulheres da Operadora haviam sido atendidas pelo Previne Mulher.

Outubro Rosa na Clínica SAÚDE BRB

A Clínica preparou uma comemoração especial para celebrar a vida e lembrar às beneficiárias sobre a importância dos exames periódicos na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quem visitou a Clínica nos dias 2, 3 e 4 de outubro recebeu orientações de saúde, material informativo e brindes de parceiros credenciados.