SAÚDE MENTAL

Você conhece as ações da SAÚDE BRB na área?

Esta edição do Mais Vida reúne duas datas relevantes para a área da saúde mental. Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, quando o tema ganha espaço para ser amplamente debatido sem mitos nem tabus. Para combater o problema, enfatiza-se a necessidade de as pessoas conversarem abertamente, de modo facilitar a identificação dos sinais e tornar o atendimento ao doente mais rápido e assertivo.

Outra data é o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. Saúde mental é um conceito amplo que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, que se manifestam de diferentes formas e com diferentes sintomas, até distúrbios psicológicos e de comportamento – ansiedade e estresse, por exemplo – diretamente relacionados às condições de vida impostas pela sociedade atual. É exatamente esse o ponto focado pelo trabalho de prevenção e atenção primária desenvolvido pela Clínica SAÚDE BRB. Os programas e projetos ali desenvolvidos reúnem equipe interdisciplinar que atua no monitoramento e no controle de fatores de risco desencadeantes de doenças mentais.

Conheça, abaixo, as ações em Saúde Mental colocadas à disposição dos Beneficiários do Plano, sem a incidência de coparticipação.

Empresa +Saudável

Programa que integra ações direcionadas aos empregados ativos das Patrocinadoras por meio de grupos operativos, desenvolvidos nas unidades de lotação dos Participantes. Engloba os seguintes projetos:


Manejo de Estresse

Reuniões com o objetivo de favorecer a criação de ferramentas para que os empregados tenham condições emocionais e adaptativas para lidar com o estresse.


Liderança com Saúde

Tem o propósito de instrumentalizar os gestores da Organização para o gerenciamento de conflitos e reconhecimento dos sinais e sintomas de adoecimento do grupo de colaboradores.


Viva Mulher

O objetivo desse grupo operativo é possibilitar espaço de troca de experiências e reflexões sobre temas referentes aos papéis desempenhados pelas mulheres e, dessa forma, promover o empoderamento por meio do autoconhecimento.


Respirar

Destinado aos empregados que desejam parar de fumar, com acompanhamento de equipe multidisciplinar. Utiliza como proposta de intervenção a Terapia Cognitiva Comportamental numa abordagem coletiva, podendo ser associada ao tratamento farmacológico.


Entre em contato com a Clínica SAÚDE BRB e saiba mais sobre esses serviços. Não deixe para cuidar da sua saúde quando a doença já estiver instalada. A prevenção em Saúde Mental é possível e necessária!