O ano novo começou. Está na hora de colocarmos em prática o que planejamos para 2018. Antes, porém, vale uma pausa para reflexão sobre o que passou. As ações e conquistas alcançadas ao longo de 2017 somente foram possíveis graças ao nosso plano estratégico sólido, fundamentado na boa governança corporativa, e que visa sempre ao equilíbrio financeiro e à sustentabilidade da nossa Caixa de Assistência. Esse roteiro e essas práticas nos dão a segurança e a confiança de que assim devemos prosseguir. 

Foram significativas as conquistas no ano passado, com destaque para a reinauguração das instalações da Clínica Saúde BRB. A ampliação da unidade favoreceu os atendimentos com os novos médicos especialistas contratados, os Doutores Lúcio Silva, ginecologista; Ana da Mata, endocrinologista; Alessandra Sandrini, ortopedista e João Paulo Morais, urologista. A partir de janeiro, a equipe contemplará, também, uma cardiologista, já contratada, a qual contará com aparelho de ecocardiograma, para realizar exames de ultrassonografia do coração. A diversificação das especialidades oferecidas fortalecerá a atenção primária desenvolvida na Clínica, a qual oferece cuidado de forma integral e coordenada da equipe multidisciplinar. Os próximos passos, agora, serão a administração de alguns medicamentos venosos e gases medicinais, e, ainda, consultório odontológico para prevenção e instituição do programa de saúde bucal.

Motivo de satisfação para todo o BRB foi, também, a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Prêmio Saúde UNIDAS, com o trabalho “O Manejo de Estresse como estratégia educacional de promoção à saúde e bem-estar no ambiente corporativo”, desenvolvido em parceria entre a Saúde BRB e o Banco e coordenado pelo psicólogo Thiago de Lima Guedes. Além disso, obtivemos a nota 0,91, numa escala de 0 a 1, na avaliação anual da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, que colocou a Caixa de Assistência na melhor faixa de pontuação conquistada nos últimos sete anos.

Ainda com o foco de ampliar a atenção e assistência aos beneficiários, o Projeto Bem Viver, desenvolvido em parceria com o Banco, a AABR e a AEBRB foi reformulado e passou a contemplar em seu módulo terapêutico, a fisioterapia curativa, cujo propósito é tratar e amenizar as perdas neuromusculares e de funcionalidade dos participantes. A atividade é realizada em sala reformada e mobiliada para esse fim, contígua à sauna da AABR. O espaço conta com estrutura adequada e equipamentos necessários para a reabilitação e o bem-estar do paciente. 

Foram aperfeiçoados processos, investimos em infraestrutura, em atendimento e no sistema normativo da Operadora. Fortalecemos a parceria com as empresas do Grupo, com destaque para os eventos realizados em conjunto com a Gerência de Qualidade de Vida do BRB e com a REGIUS, como o Encontro de Aposentados e o Saúde BRB Itinerante.

Mais um ciclo está iniciando para os projetos estruturantes Inventário de Saúde, Saúde em Dia e PCMSO, que nos permitem coletar dados e traçar o perfil epidemiológico da população atendida, base para o desenvolvimento das ações de prevenção e educação em saúde que vão ao encontro das expectativas de todos os envolvidos. Não deixem de participar desses projetos e realizar esses eficazes exames preventivos.

Por sua visão estratégica com foco na qualidade e no gerenciamento de riscos, e também pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos, a Caixa de Assistência tem-se destacado e recebido o reconhecimento das patrocinadoras e dos beneficiários. Em 2018, continuaremos trabalhando com afinco por uma Operadora cada vez mais forte, sólida e eficiente. Um ano novo com muita saúde e conquistas a todos!

Célia Denise Amaral
Diretora-Superintendente